Menu das paginas
TwitterRssFacebook
Menu de categorias

Postado Por em jul 30, 2013 no saúde | 1 comentário

EXERCÍCIOS COM A FAIXA ELÁSTICA

Os exercícios físicos com faixas elásticas ganham cada vez mais adeptos, pois as faixas são fáceis de carregar e podem ser usadas em qualquer espaço, podem ser usadas por pessoas de qualquer idade e em atividades de condicionamento físico.  São consideradas também equipamentos cinesioterapêuticos, ou seja, podem ser utilizadas na reabilitação e prevenção de diversas lesões. Outra característica das faixas elásticas é permitir a execução de exercícios funcionais, que simulam e melhoram as atividades diárias e permitem uma coordenação mais perfeita dos movimentos na reabilitação de lesões ou tratamento pós-operatório, por meio da fisioterapia. Flexibilidade, fortalecimento muscular, resistência à fadiga e coordenação motora são alguns dos benefícios adquiridos pela prática de exercícios com o uso das faixas elásticas.

faixa elástica EXERCÍCIOS COM A FAIXA ELÁSTICA

Foto: Divulgação

As faixas amarelas e vermelhas são indicadas para as fases iniciais de processos de reabilitação onde se priorizam exercícios de mobilidade e flexibilidade, atividades com crianças e idosos ou pessoas com menos força, enquanto que as demais cores permitem atividades que requerem maior força como uso em treinamentos específicos, academias ou desportivas. São 7 níveis de resistência indicados pela cor do produto, sendo:  Amarela – suave,  Vermelha – média, Verde – forte,  Azul – extra forte, Preta – forte especial, Prata – super forte e Dourada – máxima.

É importante consultar um profissional especializado que dará todas as orientações necessárias para a prática dos exercícios, além de indicar qual o nível de resistência da faixa mais adequada seu condicionamento físico.

A seguir alguns exercícios que você pode fazer em casa com a faixa elástica:

Alongamento dos Peitorais

peitoral com faixas elasticas 1 2 664 EXERCÍCIOS COM A FAIXA ELÁSTICA

Foto: Divulgação

1) Em pé, mantenha os pés paralelos e a coluna ereta.

2) Dobre a faixa elástica ao meio e segure nas extremidades.

3) Eleve os braços, levemente abertos, segurando a faixa com as mãos na altura dos ombros, com os cotovelos estendidos. Inspire e eleve a faixa acima da cabeça.

4) Flexione os cotovelos enquanto expira e passe a faixa elástica por trás da cabeça, sentindo que o movimento dos braços alongue os peitorais, mantendo os cotovelos abertos. Volte à posição inicial inspirando, expire e recomece o exercício.

Exercício Funcional de Ombros – Relaxamento

ombros com faixas elasticas 2 2 664 EXERCÍCIOS COM A FAIXA ELÁSTICA

Foto: Divulgação

1) Em pé sobre a faixa elástica, mantenha os pés juntos, as pernas pressionadas uma à outra e os braços estendidos ao longo do corpo e as palmas das mãos voltadas para trás, segurando firmemente as pontas da faixa.

2) Inspire e puxe os ombros para cima, depois gire-os virando a palma das mãos para a frente.

3) Ao expirar, deixe que a faixa puxe seus ombros para baixo, girando as mãos novamente para trás retornando à posição inicial. Respire profundamente e repita o exercício.

Fortalecimento de membros inferiores e braços (Agachamento)

agachamento com faixas elasticas 3 2 664 EXERCÍCIOS COM A FAIXA ELÁSTICA

Foto: Divulgação

1) Em pé sobre a faixa elástica, mantenha os pés paralelos e afastados. Com a coluna ereta, segure as extremidades da faixa elástica nas mãos. Inspire e, durante a expiração, flexione os joelhos ao mesmo tempo em que eleva os braços à frente, até a linha dos ombros, sem dobrar os cotovelos.

2) Inspire e retorne à posição inicial. Respire profundamente e repita o exercício. Durante a atividade mantenha o abdômen contraído e os calcanhares no chão.

Assista também:

Você encontra a faixa elástica nas lojas de produtos para fisioterapia ou de artigos esportivos.

 

468 ad

1 comentário

  1. Olá …super amei seu blog, que dicas fantásticas, super vou seguir…amei muito…parabéns pelo blog…eu já curti a fan-page…amei,amei,amei.
    bjokas

Envie uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Download mp3